Quando se está montando um plano de viagem, a hospedagem, com toda certeza, é um dos pontos mais difíceis de decidir. O local onde você vai se hospedar vai influenciar sua viagem, seja pela distância dos passeios turísticos, seja pelo custo, ou até mesmo pelo conforto.
E uma modalidade que tem sido eleita como uma das preferidas é de locação por meio do Airbnb. O aplicativo nasceu para proporcionar uma experiência local para quem é de fora da cidade. Digo cidade, porque já escolhi essa opção para uma viagem ao Rio de Janeiro e também em viagens internacionais.
Mas o que de fato é esse tipo de locação? É muito parecido ao que conhecemos aqui que disponibilizava o imóvel por temporada. O app é bem simples de usar e permite que você faça busca de opções para se hospedar, mas também de experiências promovidas pelos locais.

E os locais alugados? Depende muito de cada cultura e cidade. O mais legal é que você pode fazer filtros para identificar uma oportunidade. Por exemplo, se precisa de estacionamento, você pode habilitar essa opção na visualização de filtros. Vai para um lugar muito quente em que o ar-condicionado é peça fundamental, também é possível selecionar.
Depois que identificar, visualizar as fotos, hora de ler um pouco os comentários de outros usuários sobre o local. Isso é peça fundamental de uma boa escolha. Tome cuidado apenas para não ser enganado por uma única experiência ruim relatada, nem todo mundo tem o mesmo ponto de vista ou expectativa comum.
Aí vem a parte mais legal e diria interessante que é interagir por mensagem com o dono do imóvel. Aproveite para perguntar a disponibilidade, se há desconto para épocas fora de temporada ou quantidade de dias locados, coisas que há no apartamento e que você precisará e sobre o entorno. Restaurantes, farmácias e supermercado são importantes para quem fica mais de uma semana e poder fazer isso tudo apenas atravessando a rua, pode ser interessante.
Importante: se for apartamento, questione se há elevadores. Uma hospedagem em NY dependia de 5 lances de escadas, certamente um dificultador depois de horas de caminhada pela cidade.

Cada um dos donos de imóveis pode oferecer uma reserva a você, se estiver mais de uma proposta, importante deixar a pessoa que está alugando avisada e informar o tempo que você precisa para fechar a locação. Lembre-se apenas que outras pessoas podem estar interessadas no espaço.
Até hoje, foram muito boas experiências, inclusive de atendimento do Airbnb. Não tive nenhum problema com os imóveis e os donos sempre foram muito receptivos. Mendoza e Santiago, experiências que estou aproveitando nesse momento, me surpreenderam. Vou deixar a vista do apartamento de Santiago logo abaixo, para vocês apreciarem.

E aí, tem alguma experiência positiva ou negativa com alguma hospedagem? Compartilha aqui conosco.
Aprecie viajar sem moderação!