
Uma boa alternativa de deslocamento entre cidades para quem viaja pela Itália é o trem. Tanto que, em Roma, a principal estação, Termini, parece um aeroporto. Cheia de serviços, shopping e praça de alimentação, retrata a importância dos trilhos para a locomoção de visitantes e moradores.
Em 2018 fiz o trajeto Veneza-Roma utilizando o meio de transporte. Quem já foi para Veneza sabe que chegar ou sair da cidade é sempre um pouco complexo. Se você está em um roteiro com cronograma apertado, não fique frustado e conforme-se em perder algumas horas para sair do aeroporto e chegar ao destino final. As opções, partindo de lá são o ônibus ou o barco e ambos demoram. O trajeto de barco, chega a levar próximo de duas horas, a depender do destino final.
Nosso grupo vinha de uma viagem de quatro dias em Amsterdã e a ideia era passar outros três dias em Veneza, antes de seguir para Roma. A primeira etapa do trajeto foi de avião, sem contratempos. Já a ida até Roma foi de trem.

A estação é acessível e bem movimentada. Há algumas lojas e uma praça de alimentação razoável. Veneza é uma cidade em que se faz quase tudo a pé, utilizando as gôndolas (cuidado com o preço), ou com os barcos que tem roteiro fixo e contornam a cidade. Pode ser que você esteja cansado e queira esticar as pernas.
O que posso dizer é que existe um ponto falho na estação de Veneza, a quantidade de lugares para sentar é bem reduzida. Se chegar um tempo antes do seu embarque, pode ter que se acomodar de forma não tão adequada.

Há guichês e salas de atendimento das duas companhias: Trenitalia e Italo Treno. A diferença está relacionada aos horários de partida e variações de preços. A Trenitalia é uma empresa estatal e tem uma cobertura mais ampla de cidades, já a Italo é privada e tem trens de alta velocidade e modernos. Nós escolhemos a Trenitalia pela tarifa e não conseguimos trocar a passagem, antecipando o horário e chegar mais cedo em Roma. Como nas passagens aéreas, a opção de troca pode estar atrelada a uma tarifa um pouco mais cara.
A dica na hora de embarcar é validar o bilhete nos totens que ficam na plataforma, já que há uma checagem interna do bilhete. Não houve limites para bagagens. Estávamos com uma mala de bordo e uma mochila cada um, que foi possível acomodar na parte de cima dos bancos, em compartimento apropriado.

Há serviço de bordo, como nos aviões, com cobrança e possibilidade de pagamento com cartão ou dinheiro. A viagem foi bem tranquila e as poltronas são confortáveis, com espaço para esticar as pernas, conseguimos até cochilar em parte do trajeto. Saímos de Veneza com chuva, mas o tempo foi abrindo no caminho para Roma.

O trem vai em velocidade alta, principalmente quando está fora do alcance de trechos urbanos. Ele fez algumas paradas em cidades no caminho, para descer e embarcar passageiros. Importante você estar no vagão e acentos certos, mesmo que pareça vazio, pode chegar alguém em uma das rápidas paradas. Chegamos em Roma no começo da noite, perto das 19h, em uma viagem de aproximadamente 4 horas.
Saiba onde encontrar bilhetes:
Trenitalia – https://www.trenitalia.com/
Italo Treno – https://www.italotreno.it/en
Tem uma experiência em viagem de trem? Compartilha com a gente nos comentários!
Aprecie a vista e curta o passeio.